A Bela e a Rosa
SINOPSE OFICIAL: Era uma vez um rei que tinha três filhas, uma das quais muito formosa e ao mesmo tempo dotada de boas qualidades. Chamava-se Bela.
O rei tinha sido muito nco, mas hoje em dia vivia com dificuldades, Um dia, foi fazer uma viagem e perguntou às três filhas o que cada uma delas queria que ele trouxesse como presente. Uma quis um vestido, outra um chapéu e Bela pediu-lhe apenas uma rosa. O rei partiu e regressou, tempos depois. distribuindo então os presentes pelas filhas. Todas ficaram satisfeitas, mas o rei disse a Bela, ‘A Rosa que te trouxe bem cara me ficou!’ E explicou-lhe que no jardim onde a colhera, encontrara uma cobra que lhe perguntou para quem era a flor. Respondeu-lhe o rei que era para a filha mais nova, ao que a cobra lhe disse que se Bela não fosse ter com ela, o rei morreria.
Bela sossegou o pai. Ela iria ter com a cobra. Assim foi. Após uma longa viagem, Bela entrou no palácio da cobra e, como não a descobrisse, deitou-se e adormeceu, tendo então a cobra ido ter com ela. A menina a princípio assustou-se, mas depois habituou-se à sua presença e passou a viver naquele estranho palácio, até que, um dia, teve saudades do pai e das irmãs e resolveu visitá-los. A cobra então disse-lhe que poderia ir, desde que não demorasse mais de três dias, senão…
Em casa do rei, Bela esqueceu-se e regressou ao palácio da cobra com algum atraso. Não a encontrou nessa noite, o que só veio a acontecer na manhã seguinte, num estado deplorável, o que entristeceu a princesa, que chorou ao vê-la. Uma das suas lágrimas caiu no peito da cobra que se transformou num príncipe muito belo e jovem que lhe agradeceu o acontecido nestes termos: ‘Só tu, minha donzela me podias salvar! Se não chorasses sobre o meu corpo, ainda continuaria encantado por muito mais tempo’.
O príncipe e Bela apaixonaram-se logo ali e viveram felizes e juntos muitos e muitos anos