Chá Forte com Limão
SINOPSE OFICIAL: Verão de 1870.
Raquel, uma velha proprietária rural da fidalguia provinciana da época, habita um casarão antigo, apenas acompanhada por um velho mordomo e alguns poucos criados e nunca sai dos limites da sua propriedade. Em contrapartida não desgosta que uns vagos amigos ou conhecidos a visitem. É visitada um dia por Adriana e pela afilhada desta, a jovem Ermesinda.
Adriana viveu na mansão de Raquel, donde saiu há 15 anos por razões que se desconhecem. Raquel convida Adriana e Ermesinda a passarem uns dias em sua casa.
Recomeçam assim as suas tardes povoadas de estranhas quimeras, mas o reencontro das duas mulheres não esconde porém uma certa reserva, uma certa ambiguidade onde se pode sentir o aflorar de velhas feridas... Jaime, um afilhado de Raquel, estróina, jogador e brigão, é desafiado para um duelo.
O mordomo, que tem por ele especial afeição, tenta impedir este duelo, temendo que seja fatal para Jaime; Raquel, embora amando extremosamente o afilhado, mostra-se dura.
Ermesinda não fica indiferente ao destino de Jaime, por quem começa a sentir uma indisfarçável afeição. O duelo no entanto é adiado...
E as tardes de chá forte com limão, passadas no velho salão iluminado por vitrais, continuam a pontuar a vida na mansão de Raquel, sendo por vezes animadas com a presença de alguns visitantes.
Os diálogos de Raquel e de Adriana são de reminiscências, sonhos fantásticos dum passado que as une -e que as divide. Raquel alude ás cartas que recebe de Henrique o «irmão eternamente ausente». Aos poucos vai-se desvendando uma estranha história em que Henrique se torna cada vez mais obsessivamente presente, e vai-se também revelando o amor que existia – e talvez ainda exista – entre Adriana e Henrique.
De súbito Henrique regressa e a sua chegada à mansão de Raquel causa uma natural emoção em todos, após tantos anos de ausência.
É este regresso que vai desencadear a revelação de um segredo terrível – revelação que despedaçará a frágil teia de enganos onde se enredam os habitantes daquela mansão.