Rosas de Ermera
SINOPSE OFICIAL: Em Julho de 1939, uma família separa-se em Lourenço Marques: os pais e a filha Mariazinha Afonso dos Santos, de 7 anos de idade, partem para Timor, onde o pai vai assumir o cargo de juiz; os filhos, João e José Afonso dos Santos (o cantor Zeca Afonso), de 11 e quase 10 anos, partem para Portugal, para casa dos tios paternos, por não existirem em Timor condições para continuarem os estudos.
Um mês depois da separação inicia-se a 2ª Guerra Mundial e, em Fevereiro de 1942, o Japão invade Timor. Durante três anos, os pais e Mariazinha vivem prisioneiros num campo de concentração japonês, enquanto João e José crescem asfixiados pelo catolicismo e germanismo do Estado Novo e por um sofrido período de orfandade, já que, após a invasão japonesa, o corte abrupto de notícias dos pais e da irmã é considerado um sinal da sua morte.
A família só se reencontra em Fevereiro de 1946, em Lisboa.
Setenta anos depois, Mariazinha e João Afonso dos Santos recordam de forma vívida e emocionada esse período das suas vidas e evocam a companhia do irmão Zeca Afonso, falecido em 1987.