Olmo and the Seagull
Travessia pelo labirinto da mente de uma mulher, conta a história de Olivia, actriz de espírito livre que se prepara para assumir o importante papel de Arkadina, numa encenação teatral de “A Gaivota”, de Tchekov. Quando o espectáculo começa a tomar forma, Olivia e o seu companheiro Serge, que se conheceram no Théâtre du Soleil, descobrem que ela está grávida.
Inicialmente, ela pensa que pode ter tudo, até que um revés inesperado ameaça a gravidez e lhe paralisa a vida. O desejo de Olivia por liberdade e sucesso profissional bate de frente com os limites impostos pelo seu próprio corpo e pela criança a crescer dentro de si. Os meses de gravidez desdobram-se como um rito de passagem, que força a actriz a confrontar-se com os seus medos mais obscuros. Ela vê-se ao espelho e encontra as duas personagens femininas de “A Gaivota” – Arkadina, actriz a envelhecer, e Nina, actriz que se afunda na loucura – como inquietantes reflexos de si própria.
O filme tem uma nova viragem quando o que parece ser encenação se revela ser a própria vida. Ou será o inverso? Esta investigação do processo criativo convida-nos a questionar o que é real, o que é imaginado e o que sacrificamos e celebramos na vida.