Cinzento e Negro
SINOPSE OFICIAL: Maria é uma mulher de 37 anos, coxa de nascença, de origem modesta e rústica. Trabalha em limpezas, em Lisboa, no Teatro S. Carlos e na Polícia Judiciária, e, a troco de habitação, cuida, com o enigmático companheiro, David, 33 anos, de um velho professor universitário, José, 70 anos, acamado com uma doença degenerativa.
Um dia, David cede aos persistentes apelos de José, satisfaz-lhe a vontade de pôr termo à vida e foge, roubando um saco de dinheiro que Maria entendia ser-lhe devido.
Furiosa com a traição e determinada a vingar-se, Maria propõe a um inspector da Polícia Judiciária, Lucas, 35 anos, perseguir e encontrar David, oferecendo-lhe o dinheiro do saco que ele levou. Lucas, atormentado pelo suicídio recente de uma filha adolescente, aceita o contrato.
David esconde-se nos Açores, na Ilha do Pico, onde compra uma casa no alto da montanha para viver sozinho, em paz e longe do mundo. Ao passar pela Ilha do Faial, enamora-se de Marina, 35 anos, açoriana solitária e sonhadora, empregada do mítico bar Peter Café Sport.
Maria e Lucas procuram David nos Açores, cruzam-se com Marina no Faial e os três vão descobrir David na sua casa da montanha, no cimo do Pico. Num confronto final, como numa tragédia grega ou num western crepuscular, Maria e David ajustam as contas que um destino ambíguo e indizível lhes traçou inexoravelmente.