Eldorado XXI
SINOPSE OFICIAL: ELDORADO XXI é uma assombrosa e misteriosa parcela da realidade etnográfica. A comunidade instalada em maior altitude no mundo, La Rinconada y Cerro Lunar ( 5500m ), nos Andes peruanos; uma ilusão leva os homens à auto-destruição, movidos pelos mesmos interesses, usando as mesmas ferramentas e meios na contemporaneidade que nos tempos antigos.
ELDORADO XXI é uma tentativa de para-ficção combinando uma aproximação etnográfica-sensorial com práticas de critical media.
Cerca de 80 000 pessoas vivem em habitações sobrelotadas sem condições mínimas para agricultura de subsistência; alimentam a esperança de um dia ter os meios de se instalar noutro sítio. Existem histórias suficientes de fortunas feitas pela sorte para manter vivas a esperança e a febre. Por precaução, os mineiros mascam grandes quantidades de folhas de coca. Carregam essas folhas nos bolsos, diariamente, para enganar a fome e prevenir a exaustão. Se sobreviverem para regressar ao trabalho no dia seguinte é comum celebrarem com álcool e nos bordéis locais. Rapidamente este se torna um sistema de autodestruição cuja única motivação é tornar suportável a dureza do quotidiano.
Sob o sistema de cachorreo o mineiro trabalha 30 dias sem remuneração e no 31º dia (se afortunado) é-lhe permitido explorar a mina durante quatro horas para seu próprio proveito. O pouco metal precioso que possa carregar montanha abaixo tem agora de ser separado da rocha por métodos antiquados, com níveis altamente tóxicos de mercúrio. Depois disso o valor do ouro em pó tem de ser negociado num estabelecimento não regulamentado dentro da comunidade e será proposto ao mineiro o mínimo possível em troca.
O sistema é uma lotaria imprevisível; no entanto o cachorreo permite aos mineiros e empregadores evitar impostos e legalidades. É um jogo mental - a possibilidade de ganhar pequenas fortunas motiva os mineiros. Acreditar e aspirar a “algo maior” pode ser uma motivação bem maior que um cheque miserável no fim do mês, um baixo ordenado constante simplesmente não compensaria uma vida a enfrentar o perigo.
La Rinconada y Cerro Lunar são cidades condenadas, que em breve se tornarão cidades fantasma dado que se está a esgotar o metal precioso – o ouro - das minas, muitas sobrevivem de minerais na atualidade. Solidão. Ninguém escutou nada, não sabe de nada, e não se espera nada.
Um filme misterioso que espelha as complexidades do ser humano; estimulando o espectador a refletir e a contemplar; que procura constantemente uma audiência ativa e que o levará a embarcar numa viagem alucinante, à qual não será indiferente.