Saldo Negativo
SINOPSE OFICIAL: Marta é uma rapariga independente que trabalha e faz voluntariado com o seu namorado João num banco alimentar, até ao dia em que é despedida da empresa para a qual trabalha. Desesperada e sem dinheiro para pagar a renda, Marta decide voltar para a casa da sua mãe Maria de Jesus.
Maria Jesus é empregada doméstica da família Telles Melo, uma família abastada, com a qual passa maior parte do seu tempo não a fazendo sentir-se sozinha.
Gonçalo Telles de Melo é dono de um restaurante de luxo que pouco a pouco começa a dar indícios de falência. Não querendo enfrentar as consequências, Gonçalo tenta esconder os problemas que existem.
Luís Nogueira, que trabalha como chefe de sala do restaurante de Gonçalo, está atento a todos os acontecimentos e estranha o comportamento do patrão ao não querer receber os fornecedores durante a tarde.
Nesse mesmo dia, Gonçalo e a sua mulher Dadinha tinham agendado um jantar no Algarve com os amigos de longa data Bela e Zé. Face aos problemas que o martirizam, Gonçalo mostra-se reticente com a ida para o Algarve mas Dadinha, alheei-a ao que acontece em seu redor, não está disposta a desmarcar o jantar.
A família de Luís não prevendo os acontecimentos futuros, vive despreocupadamente e para além das inúmeras prestações que já têm, ainda dão entrada para um novo carro.
Já a viver em casa da mãe, Marta não desiste de continuar a enviar currículos e a ir a entrevistas, mas sem grande sucesso. Maria Jesus questiona-a se não será do seu visual tão alternativo, Marta interpreta-a o comentário como se a mãe a estivesse a julgar.
Quando regressam do Algarve, Dadinha acusa Gonçalo da vergonha que passaram ao ter de pedir dinheiro emprestado aos amigos e pergunta-lhe se há alguma coisa que ele esteja a esconder, mas o marido finge estar tudo bem. Dadinha decide convidar Bela e Zé para jantarem lá em casa de modo a remediar a situação embaraçosa.
No banco alimentar, Marta desabafa com João que não consegue aguentar viver segundo as regras da mãe e que vai ter de arranjar um novo emprego quanto antes.
Gonçalo sente-se cada vez mais desesperado ao ver as inúmeras facturas que se acumulam na sua secretária...
Só quando Maria Jesus conta à patroa que o doutor Gonçalo não lhe deixou dinheiro para fazer as compras da semana e não lhe pagou o último salário, é que Dadinha se apercebe que algo sério se está a passar com o marido.
No fim do jantar com os amigos e a sós com Dadinha, Gonçalo ganha coragem para lhe contar que estão falidos e que despediu todos os empregados do restaurante. Dadinha não reage bem à notícia e descontrola-se. O filho Gui que ouviu a conversa dos pais fica preocupado. Gonçalo não entende como é que a mulher quer viver uma vida que já não existe.
Quando chega a casa, Luís está com um ar abatido e conta à mulher Raquel que foi despedido, acrescentando que não vai ser fácil arranjar outro emprego como chefe de sala dada a sua idade.
Atenta à crise em casa da família Telles de Melo e para poder ajudar a mãe a pagar as contas, Marta arranja um trabalho num call-center. Mas ao fim de um certo tempo, Marta não se sente satisfeita com o novo emprego e pretende arriscar...
Luís sente-se cada vez mais apavorado com a dificuldade que tem para arranjar um novo emprego e não aceita que Raquel o sustente.
Gonçalo e Dadinha decidem mudar Gui do colégio para uma escola pública e aproveitam para falar com Maria Jesus, pois não podem permitir que ela continue a trabalhar lá de graça. Maria Jesus fica devastada com a notícia porque não sabe o que fazer para ocupar o seu tempo.
A situação em casa de Luís complica-se e Raquel, embora envergonhada, vai até ao banco alimentar para pedir ajuda. Raquel não aguenta o ambiente em casa e os constantes conflitos que Luís gera em torno da situação em que vivem e pede-lhe que se separem durante um tempo.
Dadinha e Gonçalo vêem-se forçados a recorrer ao banco alimentar para terem comida em casa.