Mãe Genoveva
SINOPSE OFICIAL:Mãe Genoveva é uma velha mulher do povo. alentejano de pele curtida pelo sol e pelo sofrimento. Uma mulher a quem os dias e os anos, a dor e a morte, obrigam a recordar o passado. A memória vem-lhe da imagem de Vicente, seu amor por curto espaço de tempo, marido e pai de um filho que nasceria órfão quando o pai morre num acidente numa pedreira onde trabalhava. Vicente, uma saudade desaparecida, que deu lugar a esse outro Vicente, o filho que cresce e ganha personalidade, e sente crescer a revolta. Mãe Genoveva continua a recordar os seus primeiros anos de vida e também a primeira madrugada – dolorosa madrugada! – em que também ele, seguindo as pisadas do pai, parte para a pedreira.
Depois. são os dias de angústia e de medo, esperando o seu regresso, e as noites a escutar-lhe a voz da justiça que se ergue, a esperança num mundo menos injusto, mais humano. Um dia, a ausência do filho que parte pela noite dentro. E de novo a dor, os outros, muitos outros filhos com a voz e o rosto do seu Vicente que, dia após dia, noite após noite, lhe falam dele. da esperança. do futuro, enquanto recuperam forças e retemperam ânimos. Amigos e companheiros, unidos numa mesma voz que não se cansa de a procurar: Mãe Genoveva.
O vento de Agosto e a noite que começa a cair. Do céu e da terra, do vento e do futuro, vozes iguais à do seu Vicente chamam-na 'Mãe Genoveva, Mãe Genoveva', e ela, sentindo-se embalada pela voz de uma maternidade universal, alargada a toda a terra, deixa-se finalmente adormecer para sempre. Outras, porém, ocuparão o seu lugar: a Mãe Genoveva a tudo resiste