O Testamento do Senhor Napumoceno
SINOPSE OFICIAL: Napumoceno da Silva Araújo era o mais bem sucedido homem de negócios do arquipélago de Cabo Verde. Por isso a sua morte (em 1984) não deixou ninguém indiferente, sobretudo na cidade do Mindelo, onde ele vivia e exercia a sua actividade comercial. O seu sobrinho Carlos, que desde sempre trabalhara com ele, via-se já sentado na cadeira de director da sociedade de importação e exportação Araújo Lda. e herdeiro dos seus bens. Mas a vida do seu tio ocultava segredos, que em breve seriam revelados pelo seu testamento.
Graça, uma deslumbrante jovem de 25 anos, filha de uma modesta mulher do povo, fica absolutamente perturbada quando o notário da cidade do Mindelo lhe conta que seu pai (que ela pensava ter morrido há muito tempo) era, na verdade, o célebre homem de negócios Napumoceno da Silva Araújo, cujo testamento a designava como única herdeira de toda a sua fortuna. Além disso o pai legava-lhe as suas memórias, que ele próprio tinha gravado em várias cassetes.
Carlos, profundamente abalado e revoltado com a notícia de não ter sido o herdeiro, não irá desistir de recuperar a fortuna. Para isso nada melhor do que um «ataque» cerrado à sua bela prima, Graça.
As cassetes contam toda a vida de Napumoceno, desde a sua chegada à cidade do Mindelo, em 1928, com 15 anos de idade, descalço e com uma pequena mala na mão, até o seu grande êxito social. Gradualmente Graça vai descobrindo a verdadeira personalidade de Napumoceno: um homem inteligente, ambicioso, astuto, oportunista..., mas também sensível e apaixonado. Divertida com as confissões de seu pai, quanto à forma pouco ortodoxa e insólita como obteve a sua fortuna, o que mais a surpreende e cativa são as revelações sobre as mulheres da sua vida, entre as quais Adélia, uma jovem de 21 anos que foi o último (e dramático) amor de Napumoceno, já ele tinha 61 anos Quem imaginaria... dada. a sua reputação de eterno celibatário!
Ao longo do relato das memórias de Napumoceno e das surpreendentes revelações que vai tendo, Graça sente-se cada vez mais ligada a este homem tão original que, isolando-se obstinadamente após a separação de Adélia, abandona a vida com um último pensamento para esta e para a sua filha Graça – as duas paixões da sua vida.