Requiem
SINOPSE OFICIAL: Num tórrido domingo de Verão, Paulo, o narrador, tem um encontro marcado com um Convidado que é, de facto, o fantasma de Fernando Pessoa. Chega a Lisboa ao meio-dia, mas apercebe-se que os encontros dos fantasmas ocorrem mais frequentemente à meia-noite.
Entre o meio-dia e a meia-noite encontra-se, por acaso ou memória do seu passado, com uma série de personagens, uma curiosa mistura de pessoas, entre os lisboetas do presente e os fantasmas do passado. Cruzam-se os caminhos entre os mortos e os vivos, simultaneamente ou em momentos descompassados.
Até se encontrar finalmente com Pessoa, Paulo cruza-se com donos de restaurante, a dona de um bordel, um mendigo, um guarda de cemitério, um motorista de táxi, uma velha cigana, etc... Todos fortemente ancorados numa cultura lisboeta que se apaga lentamente. E, entre todas estas pessoas, voltam depois de muitos anos, os mortos, sem aparente diferença dos vivos, como o seu amigo Pedro, o seu pai, morto há muitos anos, e Isabel, em tempos amante de Paulo e de Pedro.
Através de toda a história vagueia o espírito de Pessoa e um poderoso sentimento de saudade e remorso.