Mudança
SINOPSE OFICIAL: Essencial é gerar vida, discurso, compreensão e celebrar a humanidade. Em tempos de pandemia generalizada, originando questões em torno da preservação da democracia, da integridade da saúde pública e das nossas próprias noções de individualidade, vemo-nos arrastados num processo de mudança. Neste encontro entre um artista e uma deputada, questiona-se qual a essência dos seus ofícios, fazendo ressoar um inesperado paradigma de revolução iminente.
“Mudança” terá como proposta visual a plasticidade do texto interpretado, e da imagem digital (pinturas do artista plástico Nú Barreto) projectada sobre os performers. A música (autoria de Mû Mbana) e o conteúdo textual apelarão ao dramatismo onírico de um território pensado a partir de sensações insulares, trazidas pelas referências ao povo do arquipélago Bijagó, na Guiné-Bissau
“Mudança” faz parte do projeto ‘Essenciais’. Duas pessoas socialmente distanciadas encontram-se num lugar qualquer, real ou virtual, e chamam-lhe um palco. Uma é “profissional da cultura”, outra é “trabalhadora essencial”. O que têm para dizer uma à outra? Como se movem (no palco, na cidade)? O que há de essencial naquilo que fazem?