Dom Roberto
SINOPSE OFICIAL: João ganha a vida como artista de robertos, alcunhado pelas crianças, pomposamente, de «Dom Roberto». Ingénuo e fantasista, transporta sempre consigo a «namorada» - um cartaz de cinema, com uma bela rapariga.
Uma noite, depois de expulso do quarto por não ter pago o respetivo aluguer, encontra Maria – jovem mulher, pobre também e desesperada. Mais tarde encontra também uma casa em ruínas perto de um pátio. João consegue que Maria aceite a sua fraca ajuda e o abrigo da velha casa, depois de a ter convencido que era o guardo do edifício. Tudo isto acontece com a cumplicidade os habitantes do pátio e em particular do velho Gabriel, mecânico reformado, que se obstina a construir um automóvel com ferro velho.
Quando Maria descobre a verdade de João, descobre também a esperança. João aprenderá com ela o sentido das coisas reais e a necessidade de lutar em vez de sonhar apenas. «É necessário andar para a frente» - diz-lhe Gabriel. E embora a casa venha a ser demolida, o automóvel arrancará… e eles terão ganho a força de viver em comum. Com a última imagem, uma voz avisa o espectador: MAS, AINDA NÃO É O FIM, O FIM É SÓ PARA OS QUE DESISTEM.