Feitos e Ditos de Nasreddin II
SINOPSE OFICIAL: Nasreddin Hodja é o "herói" de centenas de histórias onde o riso é provocado pela sua ingenuidade e pela alteração da nossa lógica habitual. Nasreddin é uma das figuras mais populares do Próximo e do Médio Oriente, dos Balcãs, mas encontram-se histórias idênticas na Índia, na China, na África do Norte, na Arménia, na Grécia etc…
Para lá das suas origens geográficas, históricas e culturais, estas histórias têm uma ressonância universal que se manifesta bem pela quantidade de países em que elas se expandiram. Elas têm em comum proceder a uma deslocação do "ponto de vista" que estilhaça a nossa maneira estabelecida de ver as coisas, as pessoas e a relação entre elas e o mundo. Para lá do sorriso elas têm infinitas ressonâncias. Sobre as ruínas duma ordem completamente destruída pode nascer um outro olhar. Não é, portanto, um mero acaso se as primeiras histórias de Nasreddin que me foram contadas, o foram por turcos sufis, que se deleitavam a contá-las utilizando-as, como quem não quer a coisa, para trazer uma nova luz a uma situação quotidiana.
Seria no entanto nefasto tentar fazer uma aproximação "didáctica" ou pretensamente "profunda" do conteúdo destas histórias e de querer a todo custo fazê-las revelar toda a sua sabedoria. Seria fechá-las numa gaiola demasiado estreita, pois o mais fundo da sua sabedoria não se deixa enclausurar . Elas são portadoras de uma riqueza infinitamente maior que a que revela o equivalente à " moral de uma fábula".
Deixemo-nos por isso levar simplesmente, ingenuamente, pelo sorriso que elas podem suscitar em nos. O resto fara o seu caminho se não nos preocuparmos intempestivamente com isso.
Pierre- Marie Goulet