Entre o Desejo e o Destino
SINOPSE OFICIAL: No Alentejo profundo, dois jovens enamorados ultimam os preparativos para o seu casamento. Rosa é uma jovem sonhadora. Ambiciona partir, dar azo aos mitos que alimenta nas cartas e revistas que a sua tia emigrada no Brasil lhe envia. João é o oposto. Agarrado à tradição e à terra, quer viver perto do pequeno mundo que conhece. Mas as condicionantes são desfavoráveis aos impulsos de Rosa. A sua força não é suficiente para quebrar a regra das coisas e como tal, está resignada ao papel que todos esperam dela. Estamos no final dos anos cinquenta.
Mas um novo elemento vem perturbar esta ordem. Carmen, mulher do mundo, uma alentejana que teve a coragem de fugir e recomeçar a vida, regressa para abençoar a sobrinha que se prepara para casar. Mas este regresso vem abrir feridas antigas, um passado longínquo que o tempo não sarou.
Pior. Vem perturbar o mundo de Rosa, que aproveita a presença da tia para tomar uma atitude face ao destino que esta comunidade deseja para ela. Rosa comunica a João que desiste do casamento. Mas João não aceita