Vidas
SINOPSE OFICIAL: A acção do filme desenrola-se nos nossos dias localizando-se principalmente em Lisboa. As suas personagens e situações giram em torno de polos como a paixão amorosa, a liberdade, a transgressão e a morte.
Diana é uma jornalista inteligente mas desencantada, e Sérgio, um escritor céptico e ácido.
Diana tem um filho que a preocupa. Trata-se de Pedro, um jovem inconformista, ávido de descobertas, inexperiente e extremamente crítico em relação às hipocrisias sociais que se aventura pelos caminhos da marginalidade nocturna.
A companheira habitual de Pedro é Lina. Uma jovem sagaz e desprendida, um tanto ingénua, originária da província e ofuscada pelas experiências que a vida de Lisboa lhe oferece.
Lina que se apaixona por Pedro, vive na órbita protectora de Carlos, proprietário de uma boîte onde se concretizam negócios nem sempre claros.
Agastado com o envolvimento de Lina e Pedro, Carlos, que conta com os serviços (aliás bem pagos) de um polícia corrupto, e de um porteiro que também lhe serve de guarda-costas, decide infligir a Pedro uma pequena "lição".
Lina adverte Pedro dos riscos que o ameaçam.
Entretanto, por intermédio de Sérgio, seu amigo de há muito, Diana trava conhecimento com Victor. Victor é um homem empreendedor, autoconfiante, despendendo com desenvoltura somas de dinheiro, provenientes de arriscadas transacções internacionais.
Consciente do seu charme e da sua capacidade de persuasão, Victor frequenta os melhores restaurantes e as boîtes mais sofisticadas e encontra os seus momentos de maior exaltação no iate que possui, e no qual frequentemente viaja, ou se isola.
Diana experimenta um irresistível fascínio por Victor.
A trajectória de Pedro e Lina por um lado, e de Diana, Sérgio e Victor por outro, resulta afinal numa radiografia de Lisboa por muitos apenas suspeitada – ou conhecida por ouvir dizer – a cidade dos que vivem quando os outros dormem, das boîtes e dos expedientes.
Entretanto, Victor procura Carlos, junto do qual tenta por em prática um expediente para "salvar" Pedro. Mais do que isso porém, o encontro com Carlos, redunda para Victor na oportunidade, que aceita, de um bom negócio, não isento de riscos.
Destituído de escrúpulos, Carlos aproveita, em benefício próprio e em prejuízo de Victor esses riscos: o polícia corrupto, comprado por Carlos, activa todo um esquema para liquidar Victor, cujo iate, ancorado em Vilamoura, é devassado pelas autoridades e finalmente apreendido e içado para terra.
Victor sabe que é perseguido pelas autoridades e, em jeito de despedida, oferece a "última ceia" a Sérgio e Diana no restaurante Choupana.
Lina – uma vez mais – aponta a Pedro, como responsáveis da prisão de Victor, o polícia corrupto e Carlos.
Na prisão Victor recebe a visita de Pedro, e ambos confirmam as indicações de Lina, ao mesmo tempo que o primeiro encarrega o rapaz de ir ao Algarve para salvar uma importante soma de dinheiro escondida no barco e preparar o seu afundamento, a fim de evitar que passe para outras mãos.
Mais tarde, interrogado por uma autoridade representante da corporação rival daquela polícia a que pertence o polícia corrupto, ao serviço de Carlos, Victor denuncia as irregularidades que estiveram na origem da sua prisão.
Conhecedor de tal denúncia, o polícia corrupto obriga Carlos a uma explicação que não chega a ter lugar, já que Carlos não apresenta suspeitos, ao contrário do polícia, que garante estar convencido que foi o porteiro que forneceu à parte rival as informações que o comprometem. Aconselhado por Carlos a ausentar-se, por precaução, o porteiro recusa, e uma noite à saída da boîte de Carlos, é abatido à queima-roupa.
Enquanto isto, Pedro – a quem Victor que recomendou que gerisse em proveito próprio o dinheiro recuperado do barco, re1egando um acerto de contas para depois de sair da prisão – tenta que Lina partilhe dos seus planos de futuro.
Acontece a ruptura inevitável e Lina conhece a solidão, já que o próprio Carlos, presumivelmente suspeitando das denúncias por ela confidenciadas a Pedro, através do qual teriam chegado a Victor, se recusa a recebê-la.
O cadáver de Lina dá a uma das praias do Tejo; foi baleada na cabeça.
Victor sai da prisão sob caução, janta com o polícia a quem informou da corrupção da autoridade comprada por Carlos, e que lhe dá a saber ter sido "convidado" a pedir a sua demissão, na sequência da morte do porteiro.
Sérgio termina o seu novo livro e Diana vai à janela, a cidade amanhece como sempre.