Quem És Tu?
SINOPSE OFICIAL: Maria de Noronha, aos 13 anos, filha de Madalena de Vilhena e de Manuel de Sousa Coutinho, é uma rapariga demasiado branca e frágil, doente de febres altas e de violentas convulsões provocadas por uma tuberculose impiedosa. Para aliviar a dor, colhe papoilas do seu jardim, transporta-as sempre nos braços e, à noite, deposita-as nas almofadas da sua cama.
Mas as papoilas têm um efeito devastador. O profundo sono de Maria é rompido por terríveis fantasmas e alucinações: o luxo e a decadência do século XVI português, o contra-ataque dos Jesuítas e a terrível Inquisição, a última esperança no nascimento extraordinário de um rei muito desejado, a loucura e a castidade do rei, a peste e o sangue, a violação de túmulos para que se aprenda dos mortos, uma desastrosa e fatal batalha, um rei nu desaparecido, uma nação desfeita ocupada por estranhos. Só nos restam fantasmas. Quem são as figuras, os grupos, as situações que perturbam o sono de Maria?
Quem és Tu, rei imberbe, cuja loucura foi a nossa desgraça e cujo fantasma atormenta o nosso sono e o sono de Maria? Quem és tu, cativo de Fez, que vens pôr em causa o nosso sossego e o nosso abandono?