Amo-te Teresa
SINOPSE OFICIAL: Regressada à vila da sua infância, Teresa, uma médica com uma vida afectiva frustrada, vai ao mesmo tempo revisitar o passado, descobrindo um doloroso episódio da sua vida familiar e comprometer o futuro numa paixão sem limites.
Há quase trinta anos, a mãe de Teresa foi o centro de todas as atenções ao descobrir-se que mantinha uma relação amorosa fora do casamento. Pressionado por amigos e conhecidos, o pai de Teresa surpreende em flagrante os amantes e dispara contra o outro homem, expulsando a mulher de casa. A violenta censura que se abate sobre a mãe de Teresa obriga-a a procurar uma nova vida em Lisboa, para onde vem com a filha.
Trinta anos depois, era suposto que o passado estivesse apagado e que os tempos fossem outros. Mas serão?
Ao chegar, Teresa vai literalmente chocar com Miguel, um jovem de 15 anos que vive uma adolescência inocente e aparentemente normal. Dotado de uma beleza invulgar, Miguel tem também uma sensibilidade que ultrapassa, largamente o gosto e os limites do seu quadro familiar e escolar. Os seus sonhos, mesmo quando não sabe dar-Ihes expressão adequada, são já maiores do que o seu mundo. Desenha muito bem, mas a família, sobretudo a avó, acha os seus desenhos muito bizarros.
Paula é a mãe de Miguel e tem a idade de Teresa. Foram, na infância, as melhores amigas. Mais ainda, Paula considera Teresa uma figura de mulher realizada, senhora de si mesma, que ela aponta ao filho, e a todos à sua volta, como uma referência a seguir. Isto é, o regresso de Teresa é para Paula um bálsamo e um estímulo para contrariar o seu quotidiano cinzento e desinteressante.
Para Mário, o cunhado de Paula, o regresso de Teresa também é estimulante. Mário, professor de matemática no liceu e futuro presidente da câmara, vê em Teresa o perfeito cume para a montanha de conquistas femininas e realizações pessoais que, na sua própria opinião, dão corpo à história da sua vida.
No regresso à sua terra natal, Paula, Miguel e Mário vão estar no centro da vida de Teresa. Entre elas estabelece-se uma rede de afectos, sedução, ciúme e rejeição que põe a pequena vila em polvorosa. E que, afinal, desenterra o trauma do passado. Será que um amor nascido assim pode ter futuro?