Goodnight Irene
SINOPSE OFICIAL: Alex, um actor inglês falhado, de 56 anos, viúvo, de espírito cínico e satírico, leva uma vida solitária no bairro lisboeta de Alfama. Enquanto espera que um cancro acabe definitivamente com ele, ganha a sua vida fazendo “voice-overs" para programas turísticos de má qualidade, gastando todo o dinheiro que ganha em álcool.
Alex sente uma profunda afeição e amizade (quase amor) pela sua vizinha, Irene, uma linda artista plástica na casa dos trinta anos. Uma noite, Alex acorda ao ouvir uma discussão vinda do apartamento da Irene. Levanta-se para investigar, mas Irene assegura-lhe de que está tudo bem. No dia seguinte, no entanto. Irene desapareceu misteriosamente, sem deixar pistas. Pouco depois, Alex surpreende Bruno, um jovem serralheiro do bairro, a tentar infiltrar-se no apartamento, e suspeita que ele esteja envolvido no desaparecimento de Irene.
A verdade é que Bruno, tímido e recluso – que, tal como Alex, posou como modelo para Irene – tem o hábito bizarro de infiltrar-se nas casas dos habitantes do bairro enquanto estão ausentes, para os “registar” através dos seus pertences: mobília, cartas, retratos, etc. Estes "registos" são posteriormente catalogados num grande "arquivo” dos residentes do bairro instalado na sala das traseiras da sua loja. A presença do Bruno no apartamento da Irene tinha só esse objectivo, de incluí-la no seu “arquivo". Após tê-lo confrontado, Alex acredita na explicação do jovem, e assim, tenuemente, inicia-se um relacionamento entre os dois homens.
Desejosos por manter algum tipo de elo com a Irene, e também de evitar a solidão, Alex e Bruno começam a cuidar do apartamento dela, passando cada vez mais tempo juntos, rodeados dos seus quadros e dos objectos heterogéneos com que Irene tinha preenchido a sua casa.
Enquanto esperam o regresso de Irene, nasce uma amizade entre estes dois homens solitários, através da qual vão à redescoberta do prazer em comunicar, partilhar, dançar, beber, em suma, do prazer de viver. Com noitadas em bares, corridas desenfreadas pelo apartamento de Irene, até ao infiltrarem-se juntos em outros apartamentos para completar o “arquivo” de Bruno, nasce uma verdadeira intimidade entre ambos.
Semanas depois, vasculhando o apartamento em busca de pistas relacionadas com o desaparecimento de Irene, descobrem que ela foi casada com o gerente dum hotel numa pequena aldeia no Norte da Espanha.
Seguindo a única pista que têm, e pensando que talvez Irene tenha sido raptada, Alex e Bruno decidem abandonar o seu “refúgio” para ir resgatar a sua “amada".
Em Espanha, descobrem que Irene, longe de ter sido raptada, decidiu sair de Lisboa de sua livre vontade, para voltar ao seu marido e filho que tinha abandonado há sete meses atrás, numa tentativa confusa de adquirir a independência e liberdade que sentia ter perdido.
Alex e Bruno, envergonhados e desiludidos, iniciam a viagem de volta a Lisboa. Durante o regresso apercebem-se da verdadeira razão e significado da sua viagem. Através da amizade que criaram e da aventura que viveram juntos, que nunca teria sido possível sem Irene, redescobriram quer a sua liberdade, quer o prazer em viver.